Morre ativista dos Direitos Humanos Asma Jahangir

Compartilhe:

Morreu este domingo, aos 66 anos, a ativista pelos direitos humanos Asma Jahangir. De acordo com as declarações da filha, Munizae Jahangir, à Reuters, a paquistanesa morreu na sequência de uma paragem cardíaca.

Advogada de profissão, Asma Jahangir fez dos direitos humanos e dos direitos das mulheres a sua bandeira, o que lhe valeu várias ameaças de morte. Esteve presa em 1983 por se associar ao Movimento de Restauração da Democracia no Paquistão, durante a ditadura militar do general Zia ul-Haq. Em 2007, esteve em prisão domiciliária pela participação no movimento de advogados que ajudou a fazer cair o líder militar Pervez Musharraf.

A ativista foi indicada para o Nobel da Paz, em 2005, condecorada com a Ordem Nacional da Legião de Honra francesa e reconhecida com o prémio da Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos Direitos Humanos.

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.