Todos os cavalos selvagens do mundo estão extintos, segundo um estudo publicado na revista Science. Com base em análise genética, os pesquisadores constataram que uma raça de cavalos da Mongólia, considerada a única selvagem do mundo, é formada na verdade por animais domesticados que escaparam de seus donos.
O estudo, que envolveu 47 pesquisadores de 28 instituições de diferentes países e traz o resultado da análise do DNA de 88 cavalos antigos e modernos, mudou completamente o que se conhecia da história dos cavalos.
Os cavalos-de-Przewalski, que habitam o deserto da Mongólia, eram tidos até então como a única espécie selvagem ainda existente. No entanto, a partir da comparação entre os genomas, os cientistas identificaram que essa espécie de cavalo é descendente dos botai, espécie domesticada há cerca de cinco mil anos na região que hoje corresponde ao norte do Cazaquistão.
Considerada espécie em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza, hoje ainda existem cerca de dois mil cavalos-de-Przewalski. Desde a década de 60, foram realizados programas de reprodução da espécie e reintrodução ao habitat natural, caso contrário, esses números seriam ainda menores. (Da DW)

