O governador interino de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), venceu hoje as eleições suplementares de segundo turno do estado de Tocantins. Ele recebeu 75.05% dos votos válidos até este momento. O senador Vicentinho (PR), recebeu 24,97% dos votos válidos. Atualizado às 19h24
Do eleitorado de um pouco mais de 1 milhão de pessoas, houve 34.96% de abstenção, 2,59% de votos brancos e 23,54% de votos nulos.
Carlesse terá um mandato também de apenas quatro meses. Em novembro haverá eleições regulares no Tocantins também para governador. Pela manhã, depois de votar, ele disse que “a gente vai atingir o nosso objetivo. Quero que [a eleição] passe logo para a gente começar a trabalhar e mostrar que é possível fazer [gestão] com qualidade, com melhorias. É fundamental que o povo sinta o que estamos fazendo”.
O jornalista Claudiomir Britto, de Tocantins, observa que Carlesse é desconhecido no meio político e do grande público. O milionário paranaense dono de várias empresas, carros de luxo e um patrimônio declarado de mais de R$ 32 milhões, tem diversos problemas a serem revolvidos com a Justiça em pelo menos cinco estados e no Distrito Federal. São processos por dívida com ex-funcionários, sócios, dupla sertaneja e até por sonegação fiscal.