Sessão solene do Congresso Nacional nesta terça-feira (3), às 11 horas, no Plenário do Senado Federal, faz uma homenagem ao artista plástico Athos Bulcão. Além da sessão, o Senado e a Câmara dos Deputados realizam uma série de ações em homenagem ao artista.
O Misto Brasília vai transmitir ao vivo a sessão especial
O artista tem uma relação íntima com a cultura de Brasília, pois imprimiu a sua marca em vários pontos da capital do país, inclusive dentro do próprio Congresso Nacional.
Athos Bulcão costumava dizer que não assinava sua obra porque a obra já era a sua assinatura e o observador o identificaria ao observá-la. Quem conhece o trabalho do artista realmente o identifica com facilidade nas formas geométricas das paredes azulejadas e nos painéis em madeira também em formato geométrico.
Nascido no Catete (RJ), em 1918, Athos passou sua infância em uma casa ampla em Teresópolis. Aos 21 anos, os amigos o apresentaram a Cândido Portinari, com quem trabalhou como assistente no Mural de São Francisco de Assis na Pampulha e com quem aprendeu muitas lições importantes sobre desenhos e cores.