Ícone do site Misto Brasil

Defesa de Lula recua sobre suspensão de pena

Compartilhe:

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, vai decidir sobre um pedido de desistência para o efeito suspensivo  da execução da pena do ex-presidente Lula da Silva (PT). O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região no caso tríplex. A suspensão teria impacto na liberdade e na inelegibilidade do petista.

O jornalista Márcio Falcão, do Jota, disse que o processo não deve mais ser levado a julgamento. Segundo três ministros do STF ouvidos reservadamente pelo site, uma questão processual pode prejudicar a manutenção do julgamento do pedido. Isso porque como a questão tem interesse apenas de uma pessoa, pode haver desistência, uma vez que a pessoa está abrindo mão de ver reconhecido o direito que pleiteava.

O recuo também favorece o ex-presidente Lula. Uma palavra final do Supremo neste momento sobre a inelegibilidade, em tese, encurtaria o caminho para o petista buscar na Justiça Eleitoral seu registro e conseguir ficar durante um período como candidato, ainda que sub judice, de acordo com Márcio Falcão.

Sair da versão mobile