A primeira mulher a comandar o Batalhão da Tropa de Choque também será a primeira a chefiar a Casa Militar do governo do Distrito Federal. A coronel Cynthiane Maria da Silva Santos foi nomeada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) que deixa o cargo no dia 31 de janeiro.
Cynthiane substitui coronel Márcio Pereira da Silva a partir de hoje. O militar foi para a reserva remunerada da Polícia Militar do DF. Ela trabalhou na segurança do Palácio do Planalto quando Lula da Silva ocupava a Presidência da República. Em seu microblog, o governador registra a passagem de comando: “Coronel Cynthiane será a primeira mulher a comandar a Casa Militar. Profissional competente tem grande contribuição dada à Polícia Militar do Distrito Federal”.
A Casa Militar será extinta na administração de Ibaneis Rocha (MDB) e substituída por um Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que será ocupado pelo delegado aposentado da Polícia Civil e atual deputado federal Laerte Bessa (PR-DF). A extinção provocou protestos do deputado federal e coronel aposentado Alberto Fraga (DEM-DF).