Sobe para 230 as denúncias contra João de Deus

Compartilhe:

O número de denúncias formais contra o médium João de Deus já ultrapassa a duas centenas, segundo informações dos ministérios públicos que montaram uma força-tarefa com a Polícia Civil de Goiás para apurar abusos sexuais contra mulheres que foram até o centro espírita Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia.

Ontem, o Ministério Público de Goiás informou que recebeu por e-mail 40 denúncias num único dia. No Ministério Público de São Paulo, que também apura o caso, já foram recebidas 230 denúncias. No Distrito Federalas promotorias de justiça foram orientados a realizar oitivas com as pessoas que procurarem a instituição. A assessoria do MPDF informou que não há ainda informações sobre denúncias.

Em depoimento à Agência Brasil, a assessora de imprensa da Casa, Edna Gomes, afirmou que o médium “ele está triste, mas está bem. E, no momento certo, vai falar [sobre as denúncias”. “A última vez que falei com ele foi ontem. Ele está chateado, claro, mas está bem. É muita coisa ao mesmo tempo”, afirmou Francisco Lobo, um dos secretários da casa. Dizendo ainda estar se inteirando dos fatos, Lobo classificou as denúncias como um “absurdo”.

Para Edna e Lobo, os promotores da força-tarefa criada pelo Ministério Público de Goiás podem ter se precipitado ao anunciar que a mera denúncia, em caso de crimes sexuais, pode ser o suficiente e que não descartam a hipótese de pedir o fechamento do centro espírita. “Eu só acho que a Casa não tem nada que ver com isso. A Casa é uma igreja. Você vai fechar uma igreja? Agora, se você quer tirar o padre, o pastor, tudo bem, [que se apure os fatos], mas a igreja é a igreja.”

Segundo a assessora, o médium já chorou diante da repercussão das notícias, mas está convencido de que esclarecerá os fatos.

Para a assessora, os depoimentos das mulheres parecem conter inúmeras “inconsistências” que precisam ser apuradas. Edna garantiu que João de Deus não atende ninguém individualmente, em ambiente separado. “O seu João sempre foi um homem muito respeitador. Conhecendo-o, você percebe que há coisas impossíveis [nos relatos]. Ele mesmo diz que nunca foi santo, mas, neste sentido, não há nada [que o desabone]”, disse Edna, lembrando que o médium já foi inocentado de denúncias anteriores semelhantes.

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.