Ícone do site Misto Brasil

Sentença de Dias Toffoli agrada Maia e Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), principal candidato à presidência do Senado, e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), candidato à reeleição na Câmara dos Deputados, estão muito satisfeitos com a decisão desta quarta-feira do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

Ele negou pedido liminar feito pelo deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) para que a eleição para presidente da Câmara dos Deputados fosse realizada em votação aberta. Assim, a eleição na Câmara será secreta, o que facilita os acordos políticos até agora costurados por Maia.

Durante o recesso do Judiciário, Toffoli deverá avaliar ainda se mantém ou cassa a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que em dezembro determinou em liminar que a votação para a escolha do presidente do Senado seja aberta. Pelo posicionamento de Toffoli no caso da Câmara, será muito difícil não proclamar a mesma sentença no caso do Senado.

Essa decisão pode ter impacto na decisão do ex-presidente da Casa e senador Renan Calheiros (MDB-AL) de concorrer novamente ao cargo. Renan é visto com reservas por pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro.

 

Sair da versão mobile