A pedido do próprio editor chefe do Misto Brasília, meu amigo Gilmar Côrrea, hoje vamos falar de uma receita típica, que muitos leitores devem conhecer, que o peixe na telha.
Um prato típico brasileiro, característico da culinária dos estados de Goiás, onde é servido com peixes de rio e do Espírito Santo, onde a iguaria é preparada com peixes do mar.
Acredita-se que o peixe na telha, tenha tido a sua origem mesmo em Goiás. Na pesquisa que fiz a famosa iguaria goiana, foi criada por Bariani Ortencio, escritor, folclorista e estudioso da culinária goiana, e pelo professor Aldair Silveira Aires, também de Goiás.
Em 1978, Aldair inaugurou o restaurante Forno de Barro, em Goiânia. Em busca de novidades para o restaurante, Aldair viu amostras da Cerâmica Serrinha, de Bariani, e teve a ideia de usá-las para servir seu peixe ao molho, especialidade da casa.
O teste foi feito na residência de Ortencio, como ele mesmo relata em seu livro Cozinha Goiana: “Prensei várias em telhas planas e colonial. Fechei as extremidades antes de queimá-las e testamos aqui na minha residência. O prato foi aplaudido por nossos convidados”, relembrou.
A receita de peixe na telha aqui apresentada foi extraída do livro Cozinha Goiana, de Bariani Ortencio, Editora Kelps, 2.000.
Então, procure a sua telha, prepare o seu forno, escolha o peixe e faça essa receita maravilhosa, cheia de história!
Receita do peixe na telha – moda de goiás
Ingredientes
(para 6-8 pessoas):
2,5 kg de pintado ou surubim (temperar com sal e limão)
2 kg de cebola picada
2 kg de tomate picado bem maduro
1 lata de molho de tomate
2 colheres de sopa de molho de soja
1 pitada de orégano
1 pitada de açafrão
2 pimentões verdes picados
1 vidro de leite de coco
1 lata de creme de leite
1 envelope de creme de cebola (para engrossar o caldo)
Pimenta de cheiro, cheiro verde (salsa e cebolinha)
Preparo
Colocar as postas de peixe dispostas numa assadeira e espremer limão de um lado e de outro. O peixe deverá entrar na panela de uma a duas horas depois de receber o caldo de limão. Picar os ingredientes, inclusive as pimentas, e levar tudo à panela com óleo e um pouco de água. Os pimentões, para não amargar o molho, ficam por último, com o cheiro verde e o creme de leite. Assim que o molho estiver fervendo, colocar as postas do peixe que cozinhará em dez ou quinze minutos. Juntar os pimentões e o cheiro-verde por mais dois minutos. Desligar o fogo e despejar o creme de leite e o leite de coco. Distribuir a peixada em telhas próprias (fechadas nas extremidades). Cobrir com farinha de rosca e levar ao forno para gratinar. Servir ainda em ebulição com arroz branco.
(Siga as minhas redes sociais, sempre com a “hashtag”: #passamainacozinha – Facebook: https://www.facebook.com/passamainacozinha/ – Instagram: @chefmarcelopassamai – Email: passamainacozinha@gmail.com)