Presidente da Espanha antecipa as eleições legislativas

Compartilhe:

O presidente do governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, convocou nesta sexta-feira (15) eleições legislativas antecipadas no país para o próximo dia 28 de abril. O anúncio foi feito no Palácio da Moncloa, em Madri, apenas dois dias depois da derrota do governo na votação orçamentária de 2019. 

“Anuncio que propus a dissolução das câmaras e a convocação de eleições gerais para 28 de abril”, disse o mandatário, depois de uma reunião breve com seus ministros. Sánchez afirmou que, “entre não fazer nada” e seguir governando com o orçamento prorrogado de Mariano Rajoy e “dar a palavra aos espanhóis” prefere a segunda opção porque a Espanha deve “continuar avançando e progredindo”.

A atual legislatura, que se encerra no próximo dia 5 de março, após a dissolução oficial do Parlamento, será, com 959 dias de duração, a quarta mais curta da democracia espanhola. As eleições serão as terceiras em três anos e meio na Espanha.

As novas eleições foram convocadas em um momento desfavorável para os social-democratas em torno de Sánchez. As últimas pesquisas mostram que o PSOE e seus partidos aliados não deverão alcançar a maioria no Parlamento espanhol.(Da DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas