A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) presidirá a Frente Parlamentar Mista da Saúde. A parlamentar é a primeira mulher a presidir o colegiado, desde a sua criação, em 1993. A escolha da deputada aconteceu nesta terça-feira (26).
A Frente da Saúde congrega mais de 200 deputados e senadores de vários partidos. O colegiado tem força política e já indicou vários ministros. Casos mais recentes foram as indicações dos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Cidadania, Osmar Terra. A cerimônia de lançamento do colegiado será realizada nos próximos dias.
A Frente tem como objetivo principal propor, acompanhar e garantir o acesso da população ao atendimento de qualidade na rede pública de saúde. O outro foco do colegiado é trabalhar pelo fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).
“Há alguns desafios a serem enfrentados. Um deles é lutar por mais recursos para a áreas”, afirmou a parlamentar. Foram escolhidos como vice-presidentes, o senador Jorginho Mello (PR-SC) e os deputados federais Luizinho (PP-RJ), Benes Leocádio (PTC-RN), Eduardo Costa (PTB-PA). As secretarias geral e adjunta serão ocupadas, respectivamente, pelos deputados federais Drª Soroya (PSL-ES) e Doutor Frederico (Patriota-MG).