A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) suspendeu nesta terça-feira (12) todos os voos com aeronaves Boeing 737 MAX 8 na União Europeia (UE). A decisão foi anunciada após Alemanha, França, Reino Unido e outros membros da UE se juntarem a uma série de países que proibiram em seus espaços aéreos pouso, decolagem e sobrevoo de aviões do mesmo modelo que caiu na Etiópia no domingo.
Além do modelo MAX 8, a agência europeia suspendeu todos os voos com o semelhante modelo MAX 9. A EASA afirmou que se trata de uma medida de precaução, com o objetivo de garantir a segurança de todos os passageiros. A decisão da agência europeia afeta todas as operações dos dois modelos no espaço aéreo da UE, incluindo voos comerciais de países não europeus dentro, para ou a partir do bloco.
A Gol Linhas Aéreas informou ontem que também suspensão temporária das operações comerciais com aeronave desse modelo. No domingo, o voo 302 da Ethiopian Airlines caiu poucos minutos após decolar de Adis Abeda, o que resultou na morte de todos os 157 ocupantes. Em outubro, sob circunstâncias similares, um Boeing 737 MAX 8 da Lion Air caiu na Indonésia, deixando 189 mortos.

