Justiça manda afastar do cargo o presidente da Caesb

Compartilhe:

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi obrigado pela justiça a deixar o cargo. A suspensão da posse de Fernando Rodrigues Ferreira Leite foi determinada pela justiça a pedido da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep), que entrou no dia 11 de fevereiro com uma ação civil pública pelo afastamento.

A Caesb informou que ainda não foi notificada sobre a decisão judicial. veja a nota abaixo. Atualizado às 17h46

De acordo com a assessoria de imprensa do MP, a alegação foi de que Fernando Leite não pode ocupar o cargo em razão de estar proibido de contratar com a administração pública pelo prazo de três anos e estar com os direitos políticos suspensos, os quais só estarão exauridos em setembro/2019. A decisão é mais um revés para a administração de Ibaneis Rocha (MDB).

Ele foi condenado em 2016 (ação nº 2006.01.1.033927-9) à perda do cargo de presidente da Caesb pela prática de ato de improbidade administrativa. “No entendimento dos promotores de Justiça, o atual gestor também não tem a reputação ilibada, requisito expresso no estatuto da Caesb e na Lei das Estatais, para o exercício do cargo de presidente”.

Nota à imprensa

A Caesb e o presidente Fernando Leite aguardam a notificação do TJDFT.  Salientamos ainda que a efetivação da liminar depende da apreciação do pedido de efeito suspensivo que será formulado pelos advogados ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que deverá se pronunciar brevemente.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas