Ibram-DF e Quality podem ser multados em R$ 50 milhões

Compartilhe:

A empresa Quality Participações e Investimentos e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram) estão sujeitos a uma multa de R$ 50 milhões, caso continuem com a derrubada de árvores na quadra 208 da Asa Sul, no Plano Piloto.

Assista o vídeo onde é filmado o corte de árvores – na seção vídeo – ao lado

A multa foi aplicada pelo juiz Carlos Frederico de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente do DF, ao analisar uma ação popular movida por Cristian Imana Orellana (prefeito da quadra) e Lucília Barbosa Maia. A multa, segundo o juiz, é para garantir que “cada nova alteração não autorizada no estado de fato da área mencionada na lide, durante a manutenção da vigência da liminar, sem prejuízo da responsabilidade criminal pertinente”.

Na ação que deu entrada um dia depois do início da derrubada, em 18 de março passado, os autores afirmam que o corte atingiu árvores nativas e saudáveis com mais de 30 anos “com prejuízos irreparáveis para o meio ambiente”. O corte realizado pela empresa e autorizado pelo Ibram foi realizado até mesmo após a liminar.

Segundos os moradores da quadra, a derrubada de uma imensa árvore saudável e o anúncio de construção de um novo prédio comercial do tipo RUV na ponta da quadra, sem previsão de estacionamento. Numa rede social, a prefeitura da quadra afirma que “isso remonta ao pesadelo que vivemos em 2017, quando anúncio semelhante foi feito na nossa quadra. Esta Prefeitura é solidária aos moradores que não desejam mais prédios comerciais, especialmente em uma região que tem diversas lojas fechadas e já saturada por um trânsito caótico”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas