A Semana da Europa traz ao público brasiliense entre os dias 4 e 19 de maio uma ampla programação cultural que inclui música, cinema, esporte, gastronomia, debates e muito mais. O evento é promovido pela a Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia e pela Delegação da União Europeia no Brasil.
Claudia Gintersdofer, Encarregada de Negócios a.i. da União Europeia no Brasil, conta que a Semana oferece aos brasileiros a oportunidade de mergulhar no mundo europeu e sua diversidade.
Programação
Bazar Europeu (4 de maio – na Aliança Francesa (SEPS 708/907)
Em um lindo jardim projetado por Burle Marx, o público poderá provar pratos típicos de países europeus, vinhos e cervejas especiais, enquanto assiste a diversas atrações, como as cantoras Kajsa Beijer (Suécia); Georgia Alo (Alemanha); a Orquestra Jovem de Metais e Percussão do Sesc-DFl); e o grupo franco-brasileiro Cao Laru.
Corrida União Europeia (5 de maio – no Eixão Sul
Modalidades: 10 milhas – aproximadamente 16km (largada às 6h30); 10km e 5km (largada às 7 horas). Qualquer pessoa acima de 18 anos e em condições físicas adequadas para a prática esportiva pode participar. O percurso de 5km é aberto para corredores a partir de 16 anos.
Café com Europa (8 de maio – no auditório do Instituto Cervantes
A relações entre Brasil e União Europeia nos campos da ciência, tecnologia e inovação são tema do Café com Europa, painel que reunirá embaixadores de países da UE no Brasil, acadêmicos e estudantes.
Mostra de Cinema Europeu – 10 e 19 de maio no Cine Brasília
Conta com 15 produções de 16 países – se volta nesta edição para o tema “futuro”. Os filmes selecionados captam um planeta em transe, seja pelos visíveis efeitos da crise ambiental (caso do documentário “Ouro Verde” (Bélgica), ou pelas soluções tecnológicas que permeiam as relações sociais e afetivas (tema presente em “Inimigo Confidencial”, República Tcheca/Eslováquia). O desafio de projetar novos horizontes para a vida nas cidades está colocado em obras como “Da construção do futuro – 100 anos de Bauhaus” (Alemanha) e Bikes versus Carros (Suécia).
A abertura da Mostra (dia 10/4, às 19h) contará com uma sessão dupla, iniciada pelo premiado curta croata “O último poço”. No enredo, o ano é 2037 e a Croácia abriga a última fonte de água potável de uma Europa devastada. Em seguida, o público poderá conferir o longa “O que estamos esperando?”, documentário francês que registra a trajetória de uma pequena vila na região da Alsácia, com 2.200 habitantes, para se tornar uma cidade sustentável e se preparar para a era pós-petróleo.
Concerto Clássico Europeu – 14 de maio
Três grandes nomes da música clássica na Europa estarão em Brasília para realizar o Concerto Europeu junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Chega à cidade o renomado maestro francês Benoît Fromanger, que dirigiu por sete anos a Orquestra Sinfônica de Bucareste e, agora, atua regularmente na regência da Orquestra da Ópera Turquia-Samsun.
Como solistas, se apresentam no concerto o premiado pianista polonês Wojciech Waleczek, que já participou com destaque em orquestras sinfônicas, recitais de piano solo e concertos de música de câmara em 21 países da União Europeia; e o violoncelista português Bruno Borralhinho, que além de diretor artístico do Ensemble Mediterrain, é membro da Orquestra Filarmônica de Dresden (Alemanha).


