Desemprego volta a subir

Carteira do trabalho
Há milhares de trabalhadores subutilizados no mercado de trabalho/Arquivo
Compartilhe:

 

A taxa de desemprego no país atingiu 12,7% no primeiro trimestre do ano, acima dos 11,6% do último trimestre de 2018. Houve, no entanto, queda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado (13,1%). Assim, desemprego voltou a subir no primeiro trimestre do ano e  atingiu 13,4 milhões de pessoas. 

Tanto a taxa de subutilização quanto o número de subutilizados são recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012 pelo IBGE. A primeira ficou em 25%, atingindo pela primeira vez mais de 28 milhões de pessoas (28,3 milhões).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se considerado só o mercado de trabalho formal, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ), compilados pela Secretaria de Previdência e Trabalho, mostram que houve uma desaceleração da geração de emprego com carteira em 2018. No primeiro trimestre houve a criação de 164,2 mil vagas, uma queda de 15,8% em relação aos 195,2 mil empregos criados em igual período do ano passado.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas