Um delegado de Polícia Federal e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), foram presos esta manhã durante uma operação para desarticular uma organização que vazava ações policiais contra políticos. Além disso, o objetivo era embaraçar investigações policiais e proteger o núcleo político em troca de vantagens financeiras e políticas.
A prisão temporária na Operação Chabu do prefeito foi confirmada pela chefia de gabinete da prefeitura, segundo informou o Notícias do Dia. O delegado Fernando Caieron, da Polícia Federal em Florianópolis, é suspeito de atrapalhar a investigação contra uma organização criminosa. O prefeito foi preso em casa, no sofisticado Bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis.
Os agentes federais prenderam, também durante a manhã, o ex-secretário da Casa Civil, Luciano Veloso Lima. Entre os 30 mandados expedidos pelo TRF 4 em Porto Alegre há 23 de busca e apreensão.
De acordo com o ND+ a organização criminosa construiu uma rede composta por um núcleo político, empresários, e servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal lotados em órgão de inteligência e investigação.

