Eclipse do Sol poderá ser visto parcialmente em Brasília

Compartilhe:

Os moradores de Brasília poderão ver parcialmente o eclipse do Sol no final da tarde desta terça-feira. A previsão do horário é depois das 17h40. O Clube de Astronomia de Brasília vai montar equipamentos apropriados para observação no terreno próximo ao Monumento JK, entre 17 horas e 20 horas. O fenômeno ocorre 100 anos após o eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade.

Em parte da América do Sul e do Oceano Pacífico o fenômeno total poderá ser observado a partir das 16h48. O eclipse ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a luz solar em uma faixa terrestre.

O próximo eclipse total do Sol só poderá ser visto em 12 de agosto de 2045 no Nordeste brasileiro. O Observatório Nacional informa que os lugares com melhor visualização serão Porto Alegre, onde o sol terá 75% de sua área sombreada pela lua, a partir das 16h48; Florianópolis (60%, com início às 16h53), Curitiba (55%, com o eclips iniciando às 16h55), Campo Grande (46% – início às 16h56), São Paulo (46% – início às 17h), Rio de Janeiro (40% – início às 17h03).

É a terceira vez em 50 anos que um eclipse solar passa por espaços com grandes telescópios. Em 1961 ele passou pelo L’Observatoire de Haute-Provence, na França; e em 1991, em Mauna Kea, no Havaí.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas