O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou na ontem (15) que a assinatura de novos contratos de bolsas de estudo e pesquisa está suspensa por falta de verbas. O pagamento das bolsas em andamento não será afetado neste momento.
O órgão, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, financia a pesquisa de cerca de 80 mil bolsistas em cursos de graduação e pós-graduação.
O orçamento do CNPq aprovado para este ano não cobria a programação de bolsas, e o órgão solicitou crédito suplementar de R$ 330 milhões, aprovado pelo Congresso em junho. O Ministério da Economia, porém, ainda não autorizou a liberação da verba.
A decisão de quinta-feira bloqueia a concessão de novas bolsas destinadas via cotas às instituições de ensino, que decidem quais estudantes serão contemplados a partir de seus programas de pesquisa. O objetivo do CNPq é assegurar o pagamento de bolsas já concedidas, mas há risco de que também falte dinheiro para honrar o compromisso com os atuais pesquisadores.


