Caminhada para preservar o ribeirão Sobradinho

Ribeirão Sobradinho Sobradinho DF
Portaria publicada hoje no Diário Oficial autoriza a abertura de parques nacionais/Arquivo

O SOS Ribeirão Sobradinho programou para o dia 29 de setembro uma caminhada de um quilômetro e meio como forma de chamar a atenção para a preservação do local. A trilha passará pelas cachoeiras Forquilha, Araripe e a Quilombo. Os participantes receberão um saco de lixo e poderão recolher objetos encontrados ao longo da trilha no ribeirão Sobradinho. Atualizado às 10h46.

A caminhada é importante para chamar a atenção para a revitalização do ribeirão. A água está imprópria para consumo desde a década de 1990. Em 2011, foi confirmado a poluição num levantamento realizado por estudante dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). As águas do Ribeirão Sobradinho são poluídas principalmente pelo despejo de esgoto in natura produzido nas cidades de Sobradinho I e II.

A bacia do ribeirão Sobradinho se localiza no centro-norte do Distrito Federal e apresenta uma área de 144 km². De acordo com um estudo na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, os dados levantados indicam que pelo menos 22,5 mil pessoas dependem exclusivamente do recurso hídrico subterrâneo.

A concentração para a caminhada será no Restaurante Rural do Condomínio Entre Lagos, no Itapoã/Paranoá, às 10 horas. O movimento ambiental SOS Ribeirão Sobradinho foi criado em 2010.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas