A morte de um ano do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Domingos Roriz, será lembrada com uma sessão especial nesta sexta-feira (27) no Senado Federal. O ex-governador chefiou o governo distrital por quatro vezes. Ele criou várias lideranças políticas locais, como a ex-vice-governadora Maria Abadia, o ex-governador José Roberto Arruda, o ex-deputado Alberto Fraga e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que é o autor do requerimento da homenagem.
A sessão começa às 15 horas e, para o senador Izalci, Roriz foi depois de Juscelino Kubitschek (ex-presidente da República), o maior nome da política do Distrito Federal e, “sem sombra de dúvidas, um dos maiores da mais recente era democrática do Brasil”. Roriz faleceu no dia 27 de setembro de 2018, aos 82 anos.
Joaquim Roriz foi vereador, deputado estadual e deputado federal por Goiás. Foi também prefeito interventor de Goiânia e vice-governador eleito de Goiás. Roriz foi governador biônico do Distrito Federal de 1988 a 1990, e ficaria definitivamente para a história como o primeiro governador eleito da história do DF, em 1990. Roriz governou o DF em mais duas oportunidades: de 1998 a 2002 e de 2002 a 2006. Em 2006 foi eleito senador e no ano seguinte, em 2007, renunciou acusado de participar de desvio de dinheiro público.

