Uma ação social está programada para esta terça-feira (01) na Estação 112 do Metrô, na Asa Sul. É para marcar o Dia do Idoso. Exames de fundo de olho, esclarecimentos sobre proteção e defesa da pessoa idosa, teste de glicemia e aferição de pressão serão oferecidos no local entre 9 e 12 horas.
Danças regionais como Carimbó, Flor do Cerrado e Capoterapia serão apresentadas para animar o público. As pessoas também terão acesso a manuais do Estatuto do Idoso.
A questão do idoso, assim como a das crianças é emblemática e o Distrito Federal não foge às estatísticas alarmantes. De janeiro a maio de 2019, a Central Judicial do Idoso (CJI) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal registrou 118 casos de violência contra idosos. Desse total, 17 foram agressões físicas e 31 psicológicas. Nesse período ocorreram 26 ocorrências de abusos financeiros e 29 casos de negligência.
A Central Judicial do Idoso realizou 1.266 atendimentos. Em quase 60% dos crimes os agressores eram parentes. Brasília, Ceilândia e Taguatinga foram as regiões com mais registros.