O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo ao novo procurador-geral da República, Augusto Aras, para que procure o governo para conversar caso este esteja em um “caminho não muito certo”.
Na cerimônia comemorativa de posse de Aras na PGR — a posse oficial aconteceu no Palácio do Planalto na semana passada —, Bolsonaro ressaltou a independência do Ministério Público, mas disse que é mais fácil corrigir rumos do que aplicar sanções depois.
“Um apelo que faço é que é importante investigar, cumprir a lei, mas, por muitas vezes, se nós estivermos em um caminho não muito certo, estamos fazendo aquilo não muito certo, nos procure para corrigir. Corrigir é muito melhor do que uma possível sanção lá na frente”, disse Bolsonaro.
O presidente já fez críticas diversas vezes à atuação do Ministério Público, e chegou a dizer que “em tudo o MP se mete” e muitas vezes paralisa obras importantes para o desenvolvimento do país. Em outra ocasião, comentou que os procuradores seriam focados demais no combate à corrupção.