A primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (07) e prossegue até 25 de outubro. O foco são as crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Dia D de mobilização acontecerá no dia 19.
A iniciativa destina-se a atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral, que, além de defender contra rubéola e caxumba, também protege contra o sarampo. A Gerência de Imunização da Secretaria da Saúde informou que de janeiro a 21 de setembro, foram investigados 175 casos suspeitos de sarampo no DF. Três foram confirmados, 133 descartados e 39 ainda em investigação. No Brasil, foram mais de 5 mil casos confirmados.
A segunda etapa acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro e terá como público-alvo os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. O dia D desta fase está marcado para 30 de novembro.
O sarampo é uma doença viral aguda de alta transmissibilidade. É suspeito de ter a enfermidade o indivíduo que apresente febre, alta acima de 38,5ºC, e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal.