Começa na próxima quinta-feira (10) em Brasília, um simpósio inédito no Brasil sobre sepse e injúria renal aguda. O evento no Hotel Royal Tulip vai reunir as maiores referências nacionais e internacionais da nefrologia e da medicina incentiva.
O evento que será realizado durante três dias, terá 22 palestrantes como Elizabeth Maccariello (RJ), Roberta Tallarico (DF), Luis Yu (SP) e a professora Ludhmila Abrahão Hajjar (SP), além Eric Hoste (Bélgica) e Raul Lombardi (Uruguai). O seminário tem apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
A sepse, especialmente, o choque séptico é uma das principais causas de lesão renal aguda. A prevalência de LRA em sepse varia de 9% a 40% e quando presente, leva a um prognóstico reservado, pois está associado a 70% de mortalidade.
Segundo um estudo realizado por seis meses no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foram internadas na UTIP 245 crianças. Dez crianças foram excluídas do seguimento por apresentarem insuficiência renal crônica. Das 235 crianças que foram acompanhadas no estudo, 48,9% eram do sexo masculino.

























