Entre hoje e amanhã (12) será apresentada ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), uma planilha elaborada por representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Distrito Federal para reajuste salarial de 37,5% sobre o salário bruto. O documento foi apresentado nesta manhã durante uma audiência pública no Senado Federal convocada pela coordenação da bancada federal do DF.
[Veja o vídeo logo abaixo e também na primeira página do site]
Cópia do documento também será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), já que os recursos para os salários das duas corporações dependem do Fundo Constitucional do DF. O secretário de Previdência Social do Ministério da Economia, Rogério Marinho, vai receber a proposta durante uma reunião com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) prevista para este sábado.
O ofício com as planilhas de cálculos deverá ter a assinatura dos oito deputados federais e dos três senadores da bancada, segundo garantiu o senador Izalci. A ideia é que também os deputados distritais possam apoiar a proposta, segundo disse o deputado distrital Roossevelt Vilela (PSB), que esteve no encontro.
O “Impacto Orçamentário – proposta de aumento” apresenta cálculos até outubro de 2022 em 16 postos ou graduações – de coronel a soldado de segunda classe. Os militares garantem que haverá recursos suficientes e que o impacto do aumento em 2022 será de R$ 333 milhões. As duas corporações reivindicam o mesmo percentual de aumento prometido pelo governador Ibaneis à Polícia Civil durante a campanha eleitoral.