Depois de ser confirmado como líder do PSL na Câmara, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) desistiu nesta quinta-feira (22) da indicação para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O filho do presidente Jair Bolsonaro alegou que já pensava há tempos na decisão e negou que a vitória na disputa pela liderança do partido na Câmara tenha influenciado sua desistência.
“Foi uma decisão que eu estava pensando há muito tempo. […] Não foi esse [a liderança do partido] o fator determinante para minha desistência de ser embaixador”, disse Eduardo a jornalistas ao comentar a desistência. “Tem a questão do meu eleitorado. Confesso, não era a maioria que estava apoiando ali”, acrescentou.
A desistência de Eduardo ocorre após o indicativo de que a indicação dele ao posto de embaixador não obteria apoio suficiente no Senado. A Casa precisava dar o aval à indicação, após uma sabatina na qual o filho do presidente teria de provar que é capaz de exercer o cargo em Washington, embora não tenha experiência diplomática. Sem a garantia de apoio à sua nomeação, ele corria o risco de se tornar o pivô de uma amarga derrota para o presidente.