Uma excursão como trabalho de campo em Pirenópolis e Corumbá de Goiás encerra os colóquios luso-brasileiros de teoria e história da geografia, que começa nesta quarta-feira (06) e termina na sexta-feira. O evento científico é realizado pela segunda após o primeiro encontro realizado em Lisboa, em 2017. A abertura será na embaixada de Portugal, em Brasília, seguindo-se de atividades em locais da Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com os organizadores, o este estudo está dentro de pesquisas sobre a gênese das cidades brasileiras e as influências de modelos de urbanização. A excursão comparativa começa por Brasília, segue para Taguatinga-Ceilândia-Lago do Descoberto-Águas Lindas de Goiás-Corumbá de Goiás-Cachoeira do Salto Corumbá-Cocalzinho de Goiás-Pirenópolis.
A atenção dos colóquios será sobre a literatura geográfica dos séculos XIX e XX e sobre textos inéditos, menos conhecidos ou de circulação mais restrita. A organização é do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília e Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.