Lava Jato procura ex-presidente do Paraguai Horário Cartes

Operação policial nesta manha tem por finalidade cumprir mandados judiciais/Arquivo
Compartilhe:

Dezesseis mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos nesta manhã em uma nova fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Entre os alvos estão o ex-presidente do Paraguai, Horácio Cartes (que está desaparecido) e Dario Messer, considerado o doleiro dos doleiros, e Najun Azario Flato Turner, outro doleiro do esquema.

A Operação Patron  é uma consequência da Operação Câmbio Desligo. Os acusados são investigados por ajudar  o doleiro a fugir e também ocultar patrimônios. Messer está preso há quatro meses. Estão sendo cumpridos também três mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.

A investigação descobriu que doleiros movimentaram US$ 1,6 bilhões em 52 países. Cartes é hoje senador vitalício do Paraguai e considerado um dos homens mais ricos daquele país. As ordens judiciais foram assinadas pelo juiz federal da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas.

Horacio Cartes, então presidente do Paraguai, durante visita ao Brasil em 2013

Segundo o jornal Extra, os negócios de Cartes e Messer são monitorados por diferentes agências americanas há duas décadas a partir de Assunção e de Cidade do Leste, na divisa de Brasil, Paraguai e Argentina. A sociedade com o ex-presidente paraguaio foi confirmada por um antigo parceiro brasileiro de Messer, Lucio Bolonha Funaro, responsável pela lavagem de dinheiro de corrupção do grupo político liderado pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-Rio).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas