Foi assinado há pouco pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), coma presença de políticos, secretários e representantes de associações, o reajuste salarial para a força policial do Distrito Federal. O documento que tem a aprovação do Palácio do Planalto através do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, terá que ser aprovado pelo Congresso Nacional. Última atualização às 17h10.
Assista o vídeo da solenidade – logo abaixo
A proposta de reajuste que equipara os salários das Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros ocorre após meses de negociações. A solenidade está acontecendo neste momento no Palácio do Buriti. A sugestão do governador é que o Palácio do Planalto encaminhe o reajuste como Medida Provisória. A intermediação do governo federal é necessária porque os recursos são federais.
A deputada Celina Leão (PP-DF), que falou em nome da bancada federal na solenidade realizada no Salão Branco, disse que, assim que a proposta chegar no Congresso, haverá um esforço para que seja aprovada “o mais rapidamente possível”. O ministro Jorge Oliveira disse que está sendo feito uma correção de um problema histórico com a “recomposição das perdas salariais”.
Na sua fala, o governador anunciou que no próximo ano deverá discutir também o reajuste salarial para as “outras categorias”. Disse que o governo distrital “fecha” o ano com os pagamentos em dia. Aproveitou para elogiar o presidente Jair Bolsonaro e as corporações policiais “que orgulha o Distrito Federal”. Segundo o governador, o DF vem conquistando o respeito pelo seu trabalho e afirmou que os “governantes do passado” devem ainda “muita explicação a esta cidade”.
Anunciou que “todos os aprovados em concursos da Polícia Militar” serão chamados. Pelo menos 1,5 mil serão chamados em janeiro, segundo Ibaneis Rocha.
A transmissão ao vivo da solenidade