A Caesb informou hoje (27) que começou a implantar o projeto de telemetria do consumo de água no Distrito Federal. A primeira área a receber o sistema é o Lago Norte entre as quadras QI e QL 1 a 16. Os clientes estão sendo avisados previamente da instalação por meio de comunicado entregue em cada residência.
Cerca de 6 mil clientes serão beneficiados com a tecnologia que emprega Internet das Coisas (IoT), pela primeira vez nessa escala no setor de saneamento brasileiro. Até agora, foram instalados 4.114 transmissores. O cliente poderá acompanhar diariamente seu consumo, controlando o uso excessivo e podendo verificar mais rapidamente a ocorrência de vazamentos nas tubulações domiciliares.
O aparelho consiste de um dispositivo eletrônico que lê o consumo do hidrômetro quatro vezes por dia e transmite os dados, utilizando a rede de telefonia celular, até os servidores de dados da Caesb. O sistema de telemetria foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com um investimento de R$ 1,7 milhão, segundo informou a assessoria da companhia de saneamento.