Logo mais às 14 horas, será lançado no auditório Azul da Universidade de Brasília (UnB), o Observatório da Indústria 4.0 na América Latina. A plataforma é uma proposta de pesquisadores brasileiros, chilenos, colombianos, uruguaios, mexicanos, argentinos e peruanos e tem por finalidade disseminar e tecnologias e discussões sobre a manufatura avançada.
O grupo que se apresenta como apartidário, sugere desenvolver a melhoria da competitividade das empresas latino-americanas com o apoio da academia e governo, principalmente às pequenas e médias empresas.
Artigo publicado no blog do Observatório, informa que a quarta revolução industrial está impactando a indústria e a nós mesmos. A América Latina conta com uma população superior a 610 milhões de pessoas, um Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 9,5 trilhões e um parque industrial importante. “Necessitamos acelerar o desenvolvimento da região por meio das inovações tecnológicas da Indústria 4.0”.
De acordo com o Wikipedia, a indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.