Em menos de seis horas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) demitiu e convocou um novo titular para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Desgastado com a classe artística, inclusive com vaias no Festival Nacional de Cinema de Brasília, o sociólogo Adão Cândito foi exonerado para dar lugar ao jornalista e escritor Bartolomeu Rodrigues, conhecido como Bartô.
No últimos 11 meses, Ibaneis já trocou mais de 20 assessores, especialmente na área da saúde. A mais significativas mudanças ocorreram na área da Segurança Pública e na Educação, com a demissão de Rafael Parente.
Adão suspendeu dois editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), as Áreas Culturais e Audiovisual, que já tinham sido previstos no ano passado. Foi o princípio das reclamações. Hoje à noite, o substituto disse que chega na secretaria com humildade. Bartolomeu é conhecido de Ibaneis de longa data.
Em depoimento com CB, afirmou que “me identifico muito com a cidade e espero dar minha contribuição e fazer um trabalho em sintonia com os movimentos artísticos. Estarei pronto para colaborar no que for necessário”.