O comércio do Distrito Federal poderá ficar aberto até às 19 horas desta terça-feira (24), véspera do Natal. Hoje, os shoppings centers devem ficar abertos até às 24 horas, dependendo do movimento que é intenso nestes últimos dias para compras de Natal e nos supermercados. O movimento no geral deverá ser maior se comparado com o ano passado, segundo os próprios lojistas. As vendas devem ser 12% melhor do que o registrado no mesmo período de 2018.
Para facilitar as compras de Natal, o Metrô-DF divulgou hoje que a operação dos trens será feita das 5h30 às 20 nesta terça-feira. No dia do Natal (25), os trens vão circular entre 7 e 19 horas. No dia 31, os trens vão operar entre 5h30 e 2 horas da manhã do dia 1º. de janeiro. Eles voltam a circular às 7 horas e deixam de operar às 19 horas. As agências bancárias também têm horário especial.
Se o movimento é grande no comércio, também é grande no Aeroporto JK. Pelo menos 100 mil pessoas devem passar pelo terminal nesses dois dias. São 800 voos programados pelas companhias aéreas. Na rodoviária, são esperadas 85 mil pessoas entre saídas e chegadas no Distrito Federal. Por enquanto, são 223 ônibus extras.
O movimento de compras bate com uma pesquisa divulgada na semana passada pela Federação do Comércio do Distrito Federal. O levantamento demonstra que 22,6% dos empresários fizeram contratações para este período de vendas. Devem ser geradas 3.094 vagas temporárias no DF. No ano passado, na mesma época, 21,4% dos comerciantes manifestaram o desejo de realizar contratações temporárias, com a perspectiva de criação de 2.930 vagas.
























