O governador Ibaneis Rocha (MDB) se licenciou do governo por aproximadamente dois meses no ano passado. Foram viagens de cunho pessoal e poucas vezes a serviço do governo distrital. As viagens de Ibaneis já provocaram muita polêmica nas redes sociais, mas o governador se defende.
Ibaneis está neste momento em Miami, nos Estados Unidos, e deverá ficar ausente do Palácio do Buriti por 17 dias. Está com a família, assim como fez em outras viagens para a Europa. No total, foram oito viagens para o exterior. O vice-governador Paco Britto (Avante) assumiu o governo em pelo menos 20 oportunidades.
Paco Brito também viajou para o exterior por 12 dias para Portugal Suécia e Alemanha. Foi na segunda quinzena de abril, quando o presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), assumiu interinamente o comando da administração do DF. Foi o mais jovem político a assumir o cargo de governador aos 35 anos.
Ibaneis deixou o governo por duas vezes por conta do seu time do coração, o Flamengo. Em julho, esteve no Equador para ver Flamengo e Emelec. Na ocasião, o time brasileiro perdeu por 2 a 0. Em novembro, esteve em Lima para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e River Plate. Ficou cinco dias na capital peruana.
O governador do DF também esteve em Portugal três vezes entre em abril e maio desde que assumiu o governo em janeiro. Numa delas, participou da assembleia da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), mas chegou quatro dias antes do evento. Sobre esta viagem, escreveu que a passagem e a hospedagem foram pagas com o próprio bolso. “Zero de dinheiro público”, garantiu.
Também participou do Fórum Jurídico de Lisboa, evento da Faculdade de Direito de Lisboa e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Antes, esteve nas terras lusitanas para “assinar uma carta de intenções” com a companhia aérea TAP, que faz voos regulares entre Brasília e Lisboa. Numa dessas viagens, foi vítima de uma fake News, segundo a qual teria viajado bêbado. O assunto acabou na justiça e Ibaneis ganhou uma ação em que foi ressarcido por danos morais.
Ibaneis Rocha também esteve na Itália em julho, quando tirou mais uma folga. Na ocasião, disse à imprensa que tem autonomia para se presentear com até 10 dias de descanso sem que seja necessário pedir autorização à Câmara Legislativa.
Na ocasião, respondeu mais uma vez: Não estou de férias. Estou de licença. Não pedi, não requeri e não estou no gozo de férias. Simplesmente me licenciei do mandato, o que posso fazer sem autorização da Câmara Legislativa por até 15 dias”.
Em dezembro, o governador se encontrou com o papa Francisco também por motivos particulares. Foi com a mulher Mayara Noronha, o filho Mateus, e a mãe Maria Mercedes. Mateus foi batizado em Roma e o encontro com o papa acabou acontecendo em publico. Na ocasião, convidou o chefe da Igreja Católica para visitar Brasília no aniversário de 60 anos da cidade.
Ibaneis também deixou o DF para viagens dentro do Brasil. Esteve no Rio de Janeiro, em São Paulo e Mato Grosso.