“Centrão” pode assumir controle da presidência da CCJ na Câmara

Deputado Lafayette de Andrada (MG)
Lafayette de Andrada é um dos cotados para assumir a presidência da CCJ da Cãmara/Arquivo
Compartilhe:

A uma semana do retorno às atividades no Congresso Nacional, o governo do presidente Jair Bolsonaro corre risco de perder influência sobre a tramitação de projetos de seu interesse na Câmara dos Deputados, conta Marcos Mortari, do Infomoney.

Em fevereiro, todas as comissões permanentes trocam de comandos. Em algumas delas já há um acordo para a eleição dos presidentes e vice-presidentes. Com a nova correlação de forças, Republicanos (ex-PRB), MDB e PDT reivindicam o comando da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). As três siglas têm, respectivamente, 32, 33 e 28 assentos na casa legislativa.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem ressaltado que há um acordo entre as legendas para um rodízio na presidência da comissão. Para ele, a ordem seria: Republicanos neste ano, PDT em 2021 e MDB em 2022. Se o posto realmente ficar com o Republicanos, dois nomes são cotados: Lafayette de Andrada (MG), atual segundo vice-presidente do colegiado, e João Roma (BA), que recentemente foi relator da PEC da regra de ouro na comissão.

Logo no início dos trabalhos no parlamento, a tendência é que o principal colegiado da casa, a CCJ, passe para as mãos de um indicado do “centrão” ou até mesmo da oposição.

Atualmente, a comissão é presidida pelo deputado Felipe Francischini (PSL-PR). Apesar de pertencer à ala adversária do bolsonarismo na sigla, ele tem adotado postura favorável à maior parte das proposições apresentadas e apoiadas pelo Palácio do Planalto, mesmo após a saída do presidente para construir um novo partido — a Aliança pelo Brasil.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas