Ícone do site Misto Brasil

Venezuela amplia cooperação militar com a Rússia

Nicolás Maduro e Serguei Rússia

Serguei Lavrov, após uma reunião com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

A Rússia anunciou que ampliará a cooperação econômica e militar com a Venezuela apesar das sanções impostas por países como os Estados Unidos.

“Fechamos nosso caminho de trabalho futuro para aprofundar nossa cooperação econômica comercial de investimentos e em outras esferas apesar das sanções ilegítimas”, afirmou o ministro do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, após uma reunião com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas. O objetivo do acordo de cooperação militar, de acordo com o chefe da diplomacia do Kremlin, é “aumentar a capacidade de defesa” dos venezuelanos “contra ameaças externas”.

A Rússia é um dos maiores aliados políticos e comerciais do chavismo. Desde a ascensão de Hugo Chávez ao poder, estima-se que os dois países assinaram 300 acordos de cooperação. Segundo a agência de notícias russa Interfax, os contratos no campo técnico-militar entre Rússia e Venezuela são de cerca de 11 bilhões de dólares.

A Venezuela possui ao menos 20 unidades do caça-bombardeiro russo Sukhoi Su-30, cujas características são similares aos dos F-15 Strike Eagle dos EUA, além de armamento antiaéreo e radares de tecnologia da Rússia. Também está sendo construída na Venezuela uma fábrica de rifles AK-47, arma que já é usada pela Força Armada Nacional Bolivariana (FANB). (Da DW)

Sair da versão mobile