O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) foi reconduzido hoje (11) à liderança da bancada do PSDB, após um impasse que antagonizada na Câmara dos Deputados o governador João Dória (SP) e o deputado federal Aécio Neves (MG). A recondução de Sampaio é o resultado de um entendimento para contornar a crise no ninho tucano.
Só foi possível com a desistência da candidatura de Beto Pereira (MG), que numa eleição anterior reuniu 17 dos 33 deputados do PSDB. Mesmo com a maioria, o presidente nacional do partido, Bruno Araújo, e o próprio governador Dória acharam melhor optar por uma terceira via. Mesmo com uma maioria pequena, Pereira não teria ambiente para liderar o grupo que estaria fragilizado em embates com outros partidos, como o PT ou mesmo com o governo Bolsonaro.
Mesmo com esse entendimento, o ex-governador Aécio Neves saiu perdendo. Se fosse para o confronto com o colega Celso Sabino (PA) como candidato a líder, acabaria derrotado. Carlos Sampaio pesaria na balança ao apoiar Beto Pereira. No fim, Sabino acabaria apenas com seis ou sete votos.