O Congresso Nacional é um palco de muitas histórias, mas desta vez a maternidade de uma senadora no exercício do mandato é o primeiro caso da História da República. A senadora Mailza Assis da Silva (Progressista-Acre), que adota o nome político de Mailza Gomes, soube que estava grávida há um mês.
A mãe garante que ainda não sabe o sexo (e por isso ainda não escolheu o nome), mas o bebê que nasce em agosto chega ao mundo como o primeiro filho de uma senadora no exercício do mandato. Ela está no cargo desde 18 janeiro de 2019, após o titular, Gladson Cameli, renunciar para assumir o governo do Acre. O bebê será o terceiro filho com o ex-prefeito da cidade de Senador Guiomard, James Gomes.
Mailza nasceu em Mundo Novo, no Mato Grosso, tem um filho de 12 anos, Henri Miguel, e Helena, de 8 anos. Além de fazer história com a maternidade, ela também é a quarta mulher a exercer o mandato de senadora pelo Acre. Antes dela, foram senadoras Íris Célia Cabanellas, Laélila de Alcântara e Marina Silva. O filho Henri Miguel, que esteve hoje (18) no plenário do Senado, está um pouco assustado com a novidade, mas garante que o sentimento é de “muito alegria”.
A senadora disse que pretende exercer o mandato até quando a gravidez permitir. Planeja pedir licença-maternidade por quatro meses, quando assume o segundo suplente da chapa eleita em outubro de 2014, Bispo José, batizado José Afonso Teixeira.