Novos diretores da Ancine são ligadas às igrejas evangélicas

Produtora Veronica Brendler
Produtora Veronica Brendler, diretora de um festival de cinema cristão está na Ancine/Arquivo/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta sexta-feira (21) dois nomes ligados à igreja evangélica para a direção da Agência Nacional do Cinema (Ancine): o pastor Edilásio Barra, conhecido como Tutuca, e a produtora Veronica Brendler, diretora de um festival de cinema cristão.

As indicações foram publicadas no Diário Oficial da União e encaminhadas ao Senado. Tutuca e Brendler serão sabatinados pelos parlamentares e, se forem aprovados pela Casa, ocuparão dois dos quatro assentos na direção do órgão.

A Ancine é uma agência reguladora que tem como funções o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado audiovisual no Brasil. No passado, a agência esteve sob a alçada do Ministério da Cultura, até a extinção da pasta por parte de Bolsonaro, e agora responde ao Ministério do Turismo.

Tutuca é formado em jornalismo, mas sua carreira acumula vários trabalhos na televisão, como ator, apresentador e diretor. Ele atuou em novelas, entre elas Roque Santeiro, da TV Globo, e apresentou o programa Vip, na RedeTV!, com foco em coluna social. Também dirigiu outros programas na mesma emissora e na Record. Na década de 1980, ele gravou discos como cantor.

Em 2011, Tutuca foi um dos fundadores da Igreja Continental do Amor de Jesus, no Rio de Janeiro, da qual é pastor. Foi quando se aproximou de grupos conservadores. Em 2012, ele foi candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PSD, mas não se elegeu. Seu primo delegado Éder Mauro é deputado federal pelo Pará pelo mesmo partido desde 2015, e integra a base aliada de Bolsonaro.

O pastor está na Ancine desde o ano passado, quando assumiu o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O fundo é o principal instrumento de fomento direto à indústria audiovisual no país, e em 2018 investiu cerca de 800 milhões de reais no mercado brasileiro.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas