O Brasil registrou em 24 horas um aumento de 45% dos casos confirmados de novo coronavírus. No boletim desta tarde, o Ministério da Saúde informou que há 621 casos. As mortes por conta da doença também aumentaram. Subiu de oito, na quinta-feira, para 11 nesta sexta-feira (20). São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal registram o maior número de casos confirmados. A transmissão comunitária do Covid-19 já estaria ocorrendo em todo o país.
Veja o boletim com o resumo das notícias da manhã – Com agências noticiosas Brasil, Brasília, DW, Reuters e sites de notícias brasileiros e estrangeiros. Leia também notícias ampliadas no site do Misto Brasília.
lojas que vendem flores no Distrito Federal fazem doação para o Hemocentro em homenagem aos profissionais de saúde/Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
No Distrito Federal
01 – A Universidade de Brasília (UnB) firmou hoje (20) uma parceria com o governo do Distrito Federal e vai disponibilizar seus laboratórios para a realização de testes do novo coronavírus. Com isso, a estimativa é realizar entre 500 e 700 novos exames por dia. Os testes feitos pela UnB devem demorar até dois dias para serem concluídos. O início dos testes na universidade dependem apenas da compra do material reagente, responsável pela detecção do vírus.
03 – O Sindicato da Saúde do Distrito Federal (SindSaúde), disse que as manifestações em Brasília – e em várias cidades do país – “coroam o maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS”.
04 – Servidores da Saúde também fazem campanhas para que as pessoas não procurem os hospitais sem necessidade. “Não venha ao hospital, estamos trabalhando por você”, dizem eles por meio de cartazes.
05 – A Polícia Militar fiscalizou estabelecimentos em regiões administrativas e, no Paranoá, obrigou donos de bares e restaurantes que descumpriram a decisão a fecharem as portas. Hoje, diversos segmentos comerciais descumpriram o decreto do GDF e abriram suas portas. A fiscalização será intensificada, segundo informaram as secretarias envolvidas no cumprimento das regras. As multas vão de R$ 2,5 mil a R$ 12 mil.
06 – Entidades religiosas recomendaram a suspensão de missas e cultos a partir desta sexta-feira (20). A medida ocorre um dia após o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretar a proibição das celebrações em espaços físicos, para prevenir o contágio do novo coronavírus (Covid-19). A norma vale até o dia 5 de abril.
07 – A Secretaria de Saúde informou que há 87 casos confirmados do novo coronavírus, segundo boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (20).
08 – A Corregedoria do Tribunal de Justiça do DF editou a portaria determinando aos notários e registradores a suspensão do atendimento ao público entre os dias 20 de março e 30 de abril de 2020.
09 – Ministério Público pediu à Secretaria da Saúde com um alerta sobre possível falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades que prestam atendimento de urgência à população do DF. Os promotores e procuradores de Justiça pedem que os estoques desses suprimentos sejam reabastecidos com urgência.
10 – O Tribunal de Contas do Distrito Federal editou de uma nova portaria com medidas complementares de prevenção ao coronavírus. Para mitigar os riscos de contaminação, o TCDF vai suspender temporariamente a realização de sessões plenárias. Com isso, os prazos processuais também ficam suspensos até o dia 31 de março de 2020, excetuados os processos urgentes.
No Brasil
01 – Nos locais sem transmissão comunitária, pessoas com sintoma de Covid-19 devem buscar os postos de saúde e ficar em isolamento, com monitoramento a cada 48 horas. Caso mais graves serão encaminhados para atendimento hospitalar.
02 – A desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), decidiu abaixar o valor de fiança para permitir a soltura de um preso em função da pandemia do novo coronavírus. A decisão envolve um homem preso ao dirigir um carro furtado em Santa Catarina.
03 – A Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp) divulgou levantamento no qual aponta a falta e o aumento abusivo de preços de materiais e medicamentos de uso dos serviços de saúde. De acordo com a entidade, foram identificados aumentos de mais de 1000% em insumos hospitalares.
04 – Diante da situação, o presidente da Fehoesp, Yussif Ali Mere, encaminhou ofícios ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e às secretarias estadual e municipal de São Paulo no qual diz ser urgente atuar contra os abusos para que os serviços de saúde possam garantir o atendimento digno e de qualidade à população.
05 – A crise econômica global provocada pela pandemia de coronavírus fez o governo brasileiro reduzir para 0,02% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos) em 2020. A nova estimativa foi divulgada há pouco pela Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, que apresentou o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento.
06 – Profissionais cubanos da saúde que ficaram no Brasil depois que sua participação no programa “Mais Médicos” foi encerrada no final de 2018 estão aguardando convocação do governo federal para ajudar no tratamento da pandemia de coronavírus no país. O presidente Jair Bolsonaro já afirmou que vai fazer a convocação, mas ainda não houve pedido oficial aos médicos.
07 – A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (20) que há nove mortes causadas pelo novo coronavírus . Com o novo balanço, o total de mortes pela doença no país vai a 11.
08 – O ritmo da disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil é, hoje, igual ao da Itália semanas atrás – e ele está acelerando. Segundo um estudo conduzido pelo Observatório Covid-19 BR, que analisa os números da pandemia no país e do qual fazem parte por sete universidades, o número de casos deve passar de 3 mil já na terça-feira (24). A tendência é que ele dobre a cada 54 horas e 43 minutos.
09 – A engenheira biomédica Thabata Ganga, de 26 anos, criou uma rede de designers, engenheiros e pesquisadores para produzir peças para máquinas hospitalares. Especialista em impressão 3D de próteses para a área da saúde, Thabata fez uma postagem nas redes sociais na quarta-feira (18) procurando especialistas para ajudá-la no projeto. Ela criou um cadastro online de profissionais e, em menos de 24 horas depois, quase 500 profissionais de todo o Brasil já havia se cadastrado na rede.
10 – Presidente Jair Bolsonaro descartou nesta tarde a decretação de estado de sítio. A afirmação ocorreu no final de uma entrevista coletiva transmitida ao vivo site Misto Brasília. O site também transmitiu ao vivo uma videoconferência entre o governo federal e empresários ligados à Fiesp. Mais cedo, transmitiu ao vivo a votação virtual pelo Senado que aprovou estado de calamidade pública. Veja sobre isso na homepage do Misto Brasília.
11 – O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, determinou que alimentos adquiridos pelo Estado para compor a merenda escolar sejam distribuídos para famílias de estudantes beneficiários do Bolsa Família. São cerca de 230 mil alunos inscritos no programa no Paraná. Também há a determinação de que o Programa Leite das Crianças, que atinge 110 mil crianças entre 6 meses e 3 anos de idade e envolve 5 mil produtores rurais, seja mantido. A distribuição ocorre em razão da suspensão das aulas na rede estadual.
12 – Governo mineiro decidiu adiar o início dos Jogos Escolares de Minas Gerais deste ano (Jemg 2020), ficando suspenso o cronograma de execução.
Funcionário do Procon do Rio de Janeiro durante bliz de fiscalização/Divulgação/Procon
No mundo
01 – As ações europeias encerraram em alta pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira (20), mas abriram mão de boa parte dos ganhos da sessão, com temores sobre o choque econômico do coronavírus anulando otimismo inicial. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,8%, mas acumulou queda na semana – a quinta consecutiva.
02 – A Itália registrou em 24 horas 627 mortes em decorrência do novo coronavírus, atingindo um total de 4.032, desde a detecção do primeiro caso, segundo divulgou a Defesa Civil do país nesta sexta-feira. É o pior dia desde o começo da pandemia. Além disso, o número de pessoas que foram infectadas aumentou 4.670, chegando a 45.705. Até o momento, de acordo com o órgão oficial, 5.129 pessoas receberam alta. O chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, afirmou que não se sabe quando o pico do contágio será atingido, mas garantiu que apesar dos dados de hoje as medidas adotadas vem dando resultados porque a tendência de infecção é menor.
03 – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, determinou nesta sexta-feira que os pubs, restaurantes e cafés do país sejam fechados a partir desta noite. A medida prevê uma exceção: os restaurantes poderão continuar abertos para oferecer delivery e refeições para viagem. A medida valerá por pelo menos um mês, quando a situação será reavaliada.
04 – O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, confirmou que os EUA e o México concordaram em “restringir viagens não essenciais” através da fronteira compartilhada entre os dois países. Pompeo já tinha acertado restrições similares com o Canadá.
05 – “O presidente Trump anunciou na quarta-feira que os Estados Unidos e o Canadá concordaram em restringir o tráfego não essencial em nossas fronteiras. Ele entra em vigor à meia-noite e exclui a passagem da fronteira, a menos que por trabalho ou outros motivos essenciais. Os EUA e o México concordaram em restringir viagens não essenciais através de nossa fronteira compartilhada. Ambos os países sabem da importância de trabalhar juntos para limitar a propagação do vírus”, afirmou Pompeo.
06 – O governador do estado americano de Nova York, Andrew Cuomo, determinou que todas as empresas que não desempenhem “funções essenciais” deixem 100% dos seus funcionários em casa.
07 – A rede ABC News informou nesta sexta-feira que os EUA já registraram pelo menos 200 mortes causadas pela covid-19.
08 – O número de mortos na Espanha subiu para 1.002. Só nas últimas 24 horas foram registradas mais 235 mortes. As últimas estatísticas do Ministério da Saúde do país apontam 19.980 casos confirmados da covid-19 em todo o país.Mais de um terço dos casos registrados estão concentrados em Madri. Por outro lado, foram registrados 2.883 casos novos de pessoas infectadas pelo patógeno, o que representa crescimento de 16,5% com relação aos dados de ontem, uma cifra menor do que a contabilizada nos últimos dias.
09 – O governador da Baviera (Alemanha), Markus Söder, anunciou que restringirá a circulação de pessoas a partir da meia-noite desta sexta-feira (20) em todo o estado do sul da Alemanha, por duas semanas.
Policiais e enfermeiros fazem atendimento em barraca de campanha na Itália/Corriere Dela Sera