Laboratório nega ser responsável pela pandemia do coronavírus

Coronavírus pesquisa
Novas pesquisas estão sendo desenvolvidas para conter o vírus da Covid/Agência Brasil
Compartilhe:

O laboratório de Wuhan, na China, acusado pelos Estados Unidos de ser o berço do novo coronavírus, negou neste domingo (19) ter qualquer responsabilidade sobre a pandemia de covid-19 e afirmou que o vírus não saiu do local.

“Não há como este vírus ter saído do laboratório”, afirmou o diretor do Instituto de Virologia de Wuhan, Yuan Zhiming, à emissora de televisão estatal da China. Os primeiros casos de covid-19 foram registrados em dezembro na metrópole chinesa. “Sabemos claramente as pesquisas que estão sendo realizadas no instituto e como são gerenciados vírus e amostras”, acrescentou, de acordo com a agência DW.

Brasil registra 110 mortes em 245 horas – #COMPARTILHE as notícias do Misto Brasília

Nos últimos dias, o presidente americano, Donald Trump, passou sugerir que a origem da pandemia poderia ter ocorrido num laboratório chinês localizado próximo ao mercado apontado por Pequim como o local onde teria ocorrido a primeira infecção. Segundo Trump, o governo americano estaria investigado rumores sobre o berço do novo coronavírus.

Um destes rumores seria que um funcionário do laboratório, que desenvolve estudos sobre coronavírus em morcegos, entre outros, teria sido acidentalmente infectado e espalhado a doença para fora do local. Yuan negou nessa hipótese e disse que nenhum de seus funcionários contraiu o vírus. “Eu sei que isso é impossível e inteiramente baseado em especulações”, disse Yuan.”É ruim quando alguns estão deliberadamente tentando enganar as pessoas”, acrescentou sem citar o nome de Trump.

Falta de recursos atrasa solução para o coronavírus – #COMPARTILHE

O diretor também negou a tese, que já foi rejeitada por especialistas, de que o novo coronavírus teria sido criado em laboratório. “Não há nenhuma evidência de que o vírus seja artificial ou tenha traços sintéticos”, acrescentou.

A entrevista ocorreu um dia após Trump voltar a sugerir que um laboratório chinês estaria por trás da pandemia, que já deixou mais de 157 mil mortos no mundo. Durante uma coletiva na Casa Branca, o presidente americano disse que ainda não era possível excluir a possibilidade de o novo coronavírus ter sido espalhado acidentalmente a partir de um laboratório.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas