Sobe a produção de ovos caipiras na capital federal

Galinha caipira
Ministério da Agricultura informou que não há maos foco da doença no RS/Arquivo/Cerradocapira
Compartilhe:

A agricultura familiar do Distrito Federal produziu, em 2019, mais de 900 mil dúzias de ovos caipiras, um aumento de 20% em relação a 2018. A produção de carne de frango caipira ficou em 434 toneladas em 2019.

O produtor rural da Ponte Alta Vander de Paula Nunes, que atua no ramo desde 1998 com assistência da empresa, registra que a venda de ovos caipiras tem aumentado, mas a venda do frango caipira teve queda. “O frango caipira a gente vende vivo, então, quanto mais vai passando o tempo, vai diminuindo a procura”, afirma.

A coordenadora de avicultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), Adriana Zica, avalia esse crescimento como tendência nacional da população por uma alimentação mais saudável. “Segundo as pesquisas nacionais, houve uma diminuição no consumo de leite e de carne vermelha e um aumento no consumo de ovos e de carne de frango”, explica.

Hoje o Distrito Federal conta com 4.702 produtores de aves, dos quais 4.292 são pequenos produtores atendidos pela Emater. Os demais são avicultores industriais que, de acordo com a legislação, precisam ter um médico veterinário contratado como responsável técnico pela produção.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas