Pelas redes sociais de Brasília circularam uma enxurrada de notícias falsas nesta quarta-feira (29) sobre o fechamento de tradicionais restaurantes. O barulho foi tanto que muitos proprietários foram obrigados a distribuir notas para contestar as fake News. A crise, segundo as notícias falsas, foi provocada pela pandemia de coronavírus (Covid-19).
Entre os restaurantes relacionados e que supostamente decretaram a falência, estavam o Carpim Diem, o Limoncello, Pientella e Oliver. Até uma foto do Piantella com uma faixa “passo ponto”, foi anexado às fakes News para dar credibilidade à falsa informação sobre os demais empreendimentos. O Piantella enfrentava problemas conforme um texto de 2016.
O Carpe Diem afirma que tem uma sólida história de quase 30 anos, “e continuaremos levando para vocês a qualidade e o sabor diferenciado que são nossas marcas”.
“O Limoncello não decretou falência como está circulando no Whatsapp. Apenas está fechado, como todos os restaurantes, devido a quarentena. Assim que houver a permissão do governo voltaremos”. O dono do Oliver ficou indignado: “É uma irresponsabilidade. As pessoas ficam divulgando nomes de restaurantes que vão fechar sem fontes”.