Setor de turismo reclama que não tem linhas de crédito

Ministro Marcelo Álvaro Turismo
Ministro Marcelo Álvaro informou que contraiu o vírus do novo coronavírus/Arquivo/ABr
Compartilhe:

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que a indústria do turismo no Brasil perdeu 70% do faturamento no primeiro mês da pandemia. A informação consta de uma conversa que os representantes do setor tiveram com o parlamentar. Foi relatado dificuldades para obter linhas de crédito para garantir as empresas no negócio.

“Eles pediram que eu fizesse um apelo aos senadores para que apoiassem o setor que é tão importante para a economia do país. Então, vamos pressionar no ministério (Turismo), porque esses financiamentos não têm chegado à ponta”, disse o senador. O estudo “Impacto Econômico da Covid-19 e Propostas para o Turismo Brasileiro”, elaborado pela FGV Projetos e divulgado em abri, indica que a perda total do setor turístico brasileiro será de R$ 116,7 bilhões no biênio 2020-2021.

De acordo com o parlamentar do Distrito Federal, é preciso dar atenção especial para o turismo, principalmente porque, “se não houver uma solução, muitos trabalhadores serão demitidos”. No dia 22 de abril passado, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que uma nova medida provisória do governo iria garantir pelo menos R$ 5 bilhões de créditos emergenciais para empresas do setor, incluindo os micro e pequenos negócios. Os recursos vão reforçar o caixa do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) com abertura de novas linhas de empréstimo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas