O presidente Jair Bolsonaro foi ao encontro de manifestantes que se aglomeraram neste domingo na frente do Palácio do Planalto, apesar das regras de isolamento e contrariando orientações de especialistas de saúde para conter a pandemia do novo coronavírus. O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, também apareceu na manifestação, contrariando orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pede que não ocorram concentração de pessoas.
Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta noite de domingo mostraram que 15.813 novos casos haviam sido registrados nas últimas 24 horas, elevando o total para 363.211 , enquanto o número de mortos aumentou em 653 para 22.666. Veja o infográfico logo abaixo.
Bolsonaro apareceu, sem máscara, em um vídeo publicado ao vivo em rede social cumprimentando apoiadores, que agitavam bandeiras do Brasil e o chamavam de “mito”, dias depois de o Brasil ultrapassar a Rússia e se tornar segundo país mundo em casos de Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos. O uso da máscara é obrigatório no Distrito Federal, podendo ser aplicada multa de R$ 2 mil pela falta da peça. Muitas pessoas que estiveram na manifestação também não usavam a máscara de proteção.
Bolsonaro, sem máscara, posou para fotografias e cumprimentou algumas pessoas, provocando aglomerações, parte de um padrão contrário a orientações de profissionais de saúde para conter a pandemia. O presidente também fez um sobrevoo em helicóptero da Força Aérea.



