Estão abertos a partir de hoje no Distrito Federal 19 parques, mas há regras que as pessoas devem cumprir como o uso obrigatório de máscaras de proteção mesmo no exercício físico. No início da manhã poucas pessoas estavam nesses locais.
No Parque da Cidade, o mais conhecido do DF, algumas pessoas realizavam caminhadas. As estações de ginástica estão fechadas, assim como a venda de qualquer produto nos quiosques ou por ambulantes. Os piqueniques também estão proibidos.
Esta quarta-feira abre uma nova fase no afrouxamento do isolamento social no Distrito Federal. Além dos parques, também podem ser realizadas sessões religiosas nos templos e nas igrejas, mas também com regras especiais. Veja a lista dos parques logo abaixo.
Brasil bate novo recorde diário de mortes pelo coronavírus – #COMPARTILHE o Misto Brasília
A flexibilização determinada em decretos pelo governador Ibaneis Rocha, ocorre num momento em que se estuda o fechamento total de cidades no DF. O lockdown é uma possibilidade em Ceilândia e Samambaia, por exemplo, já que o número de casos associados ao Covid-19 está aumentando muito. Além disso, as regras de isolamento social e até mesmo o uso de máscaras de proteção estão sendo negligenciadas pela população.
Até ontem à noite, a capital federal registrava 11.256 casos, com 177 óbitos, 14 deles são de moradores do Entorno que vieram se tratar em Brasília. Há ainda 70 casos graves que estão sendo atendidos nas UTIs dos hospitais públicos e privados. Ceilândia tem 1.207 casos confirmados de coronavírus. Em segundo lugar, aparece o Plano Piloto, com 1.021 casos. Veja o boletim resumido.
Parques reabertos
Parque Recreativo do Gama (Prainha), Parque Distrital das Copaíbas (Lago Sul), Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul), Parque Ecológico do Paranoá, Parque Ecológico do Gama, Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), Parque Ecológico do Lago Norte, Parque Ecológico da Asa Sul, Parque Ecológico Olhos D`Água, Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará), Parque Ecológico Águas Claras, Parque Ecológico do Riacho Fundo, Parque Ecológico do Areal (Arniqueiras), Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia), Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga), Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia), e Parque Ecológico do Tororó (Jardim Botânico).