Os trabalhadores no transporte público do Distrito Federal vão aguardar até o fim da tarde desta segunda-feira (08) o pagamento dos salário atrasados. As empresas não concluíram a folha de pagamento no dia 5. Na sexta-feira houve paralisações pontuais. Com a promessa de pagamento a ser feito hoje, houve suspensão do protesto que pode ser retomado.
As empresas informaram que há atrasos nos salários, porque o Governo do Distrito Federal não repassou o valor devido ao setor. Além disso, na crise da pandemia, a frota teve que rodar com a totalidade da frota, mas com número reduzido de passageiros.
Na semana passada, a Associação das Empresas de Transporte e Mobilidade (DFMob) disse estar confiante no repasse pelo governo. A Semob garantiu que vai repassar aos empresários o pagamento de gratuidade (PLE, PNE) e o complemento tarifário que é ordinário do contrato. “As empresas entraram com o pedido de reequilíbrio do contrato, o que está sendo estudado pelo governo”. A associação reúne quatro empresas que tem na folha 9,5 mil funcionários e cerca de 2,7 mil ônibus.