Em menos de 12 horas, o segundo secretário deixa o Governo do Distrito Federal. Nesta manhã foi confirmada a saída do chefe da Casa Civil Valderário Monteiro. Agora à tarde quem pediu demissão foi João Ferraz, que respondia pela Secretaria da Educação. A advogada Carolina Louzada Petrarca vai substituir Ferraz, segundo anuncio oficial feito pelo Palácio do Buriti.
Como no caso da Casa Civil, também não está claro o motivo da substituição na Educação. A troca não deixa de ser uma surpresa diante do plano de reorganização do ano letivo, suspenso temporariamente por conta da pandemia do novo coronavírus. As aulas virtuais recomeçam na rede pública de ensino no dia 26.
Para a Casa Civil, o governador Ibaneis Rocha nomeou o advogado Gustavo Rocha, que foi ministro dos Direitos Humanos no governo do ex-presidente Michel Temer. O governador disse ao G1 que a exoneração de Monteiro foi “a pedido e por problemas pessoais, de saúde na família”. O ex-chefe da Casa Civil é amigo pessoal, “de longa data” do governador.
Quem é Carlina Petrarca
Professora titular da Universidade Católica de Brasília. Mestranda da Universidade Católica de Brasília. Realizou Curso de Direito Direito Tributário pelo ICAT. É docente em Direito Processual Civil pelo ICAT. Pós-graduada em Processo Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBEP. Sócia Majoritária da advocacia Petrarca Advogados. Bacharel de Direito formada pelo Centro de Ensino Unificado – UNICEUB (2000). Conselheira titular da OAB/DF gestão 2007/2009 e 2013/2015. Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, triênio 2016/2018. Membro do conselho consultivo da Escola Nacional de Advocacia do CFOAB. Diretora adjunta da Escola Superior da Advocacia do DF. Vice-Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF. Membro da Comissão de Seleção da OAB/DF. Membro da Comissão da Sociedade de Advogados. Atua nas áreas de Direito Empresarial, Assuntos Regulatórios e da Comissão de Ensino Jurídico. Coordenadora Geral da Revista Jurídica da OAB/DF na gestão 2013/2015.