Texto de Franci Moraes
Na sessão extraordinária remota desta terça-feira (23), os deputados distritais Jorge Vianna (Podemos) e Arlete Sampaio (PT) defenderam a posse dos 821 professores da educação básica do Distrito Federal. Vianna diz que não faz sentido a Secretaria de Educação contratar professores temporários se há profissionais aprovados em concurso público e aptos a atuar, especialmente diante do retorno das atividades escolares nesta segunda-feira (22).
A deputada Arlete Sampaio indagou: “Por que contratar temporários quando há aprovados?”. Professores que acompanharam a sessão virtual pela TV Web CLDF pediram apoio dos parlamentares para posse imediata nos cargos.
O Misto Brasília transmite ao vivo as sessões na Câmara Legislativa
De acordo com a Secretaria de Educação do DF, as posses foram suspensas pelo Decreto nº 40.572, de 28 de março deste ano, quando o adiamento do processo integrou as medidas para conter a disseminação da Covid-19. Sem aulas desde março, os 460 mil estudantes da rede pública do DF retomaram, ontem (22), o ano letivo por meio de aulas virtuais.
(Franci Moraes trabalha no Núcleo de Jornalismo da CLDF)